Palestra sobre Produção cultural e cultura popular

A UNEB inicia o projeto “O sertão vai ao mar, o mar vai ao sertão: culturas e artes na Uneb”

A Universidade Estadual da Bahia (Uneb) realiza no dia 18 de agosto (quarta-feira), palestra sobre “Produção cultural e cultura popular”, com o produtor pernambucano Afonso de Oliveira, às 9 horas, no Cabula. A ação abre as atividades de 2010 do Programa “O sertão vai ao mar, o mar vai ao sertão: culturas e artes na Uneb”, coordenado pelas professoras Isa Trigo e Marcea Sales, em parceria com a FUNCEB, através do Teatro Xisto Bahia.

Na ocasião, serão apresentados relatos e reflexões sobre as experiências em produção e criação com as culturas populares e os movimentos artísticos da tradição, enfatizando problemas e desafios. A palestra é voltada para professores, estudantes, seus funcionários e comunidade, com o objetivo de promover ações ligadas tanto ao saber quanto ao fazer artístico e cultural, englobando toda a comunidade vizinha no sentido de inclusão.

Estarão presentes na palestra, como mediadores, o pró-reitor de Administração, o Sr. Durval Uzeda, e a Pró-reitora de Extensão Adriana Marmori.

No dia 19, a partir das 9h, o produtor estará no Teatro Xisto Bahia, com os coordenadores culturais ligados à FUNCEB e aos centros culturais e teatros da cidade, conversando também sobre suas experiências e as dos participantes. Pela tarde, às 15h, estará, ainda no Xisto, com a comunidade interessada em discutir projetos ligados à cultura popular, práticas e caminhos artísticos e de produção ligados a este eixo.

O evento conta com o apoio do Departamento de Educação da UNEB e da PROGRAD, com transmissão em vídeo conferencia para todos os Campi.

Sobre Afonso de Oliveira:

Com larga experiência na área de produção cultural, Afonso de Oliveira, ainda em 1995, contribuiu para a criação de uma política cultural voltada para a valorização dos Maracatus, com projetos locais a exemplo do Maracatu Atômico. No nacional, com os Maracatus de Pernambuco e internacionais, Maracatus do Brasil. Recentemente, em junho de 2010, recebeu o TUXAUA do Ministério da Cultura, prêmio que visa recompensar por meio da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC) do Ministério da Cultura, projetos de mobilização e articulação que coloquem em rede os Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva.

O projeto

Com ações de arte, cultura e esportes dentro e fora do Campus I da Faculdade, o programa é voltado para professores, estudantes, seus funcionários e comunidade, com o objetivo de promover ações ligadas tanto ao saber quanto ao fazer artístico e cultural, englobando toda a comunidade vizinha no sentido de inclusão.

“O sertão vai ao mar, o mar vai ao sertão: culturas e artes na Uneb”, é coordenado pelas professoras Isa Trigo e Marcea Sales, em parceria com alguns órgãos de cultura de Salvador. Durante a programação, serão realizadas palestras e mesas-redondas voltadas para projetos de pesquisa e extensão; organização de oficinas e cursos introdutórios ligados às artes e práticas corporais e culturais como, dança, vídeo, capoeira e pilates, além de produção executiva para eventos culturais.

Serviços:

O que: Palestra sobre Produção cultural e cultura popular

Onde: Campus I da Uneb (Cabula)

Quando: 18 de agosto (quarta-feira)

Horário: 9h

Contato: arteculturanauneb@yahoo.com.br

O que: Conversa sobre Produção cultural e cultura popular

Onde: Campus I da Uneb (Cabula)

Quando: 18 de agosto (quarta-feira)

Horário: 9h e 15h

Contato: arteculturanauneb@yahoo.com.br

O que: Conversa sobre Produção cultural e cultura popular

Onde: Teatro Xisto Bahia

Quando: 19 de agosto (quinta-feira)

Horário: 9h e 15h

Contato: arteculturanauneb@yahoo.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s