REABERTURA DO ESPAÇO XISTO BAHIA

REABERTURA DO ESPAÇO XISTO BAHIA
Sala principal é ocupada por espetáculos de teatro e dança, shows e bate-papos, além de uma homenagem especial a Haydil Linhares

A sala principal do Espaço Xisto fechou em abril de 2009, em função de infiltrações e da consequente danificação na rede elétrica, causadas pelas fortes chuvas do período. Por conta de contingenciamento, os serviços e reformas necessários à reabertura da sala principal, previstos para 2009, tiveram início apenas este ano. Ainda assim, o Espaço Xisto não parou suas atividades durante este período. Logo após o fechamento da sala principal, foi incentivado o uso do foyer e suas outras dependências. De abril de 2009 até junho de 2010, foram realizadas 604 atividades, que atraíram um público de quase 7 mil pessoas.
Inicialmente denominado Espaço Xis, o Xisto Bahia (homenagem ao ilustre dramaturgo, compositor e ator baiano homônimo) já foi sede do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) e da Escola de Dança da FUNCEB. Próximo à maior estação de ônibus da cidade, a Estação da Lapa, ao centro comercial e ao centro histórico de Salvador, o bairro dos Barris, onde se localiza, é reconhecido por sua atividade artístico-cultural.
O Espaço Xisto Bahia recebe principalmente espetáculos de teatro e dança, mas comporta também shows de música e exposições de artes visuais. Já passaram por seu palco espetáculos e artistas consagrados, como Vladimir Brichta, Rose Anias e Cristiane Mendonça, além de ter abrigado o projeto Quarta que Dança. Aliado à capacidade de atender à grande demanda de profissionais, esse espaço apoia artistas e grupos que antes não tinham acesso aos espaços centrais da cidade.
Para comemorar a reabertura da sala principal do Espaço Xisto Bahia, uma programação diversificada está preparada para acontecer entre os dias 15 e 19 de dezembro, com entrada gratuita. Espetáculos de teatro e dança, shows, esquetes, bate-papos, além de uma homenagem à atriz e dramaturga Haydil Linhares, compõem a grade especial. Dentre grupos e artistas participantes, estão a Orkestra Rumpilezz, BTCA e Luis Miranda, com o seu 7 Conto.
Desde julho deste ano, a Orkestra Rumpilezz, criação do maestro, compositor, arranjador e saxofonista Letieres Leite, é um grupo artístico residente do Espaço Xisto Bahia. Formada por músicos de percussão e sopro, a Rumpilezz foi lançada no Festival de Música Instrumental da Bahia, em 2006 e, desde então, vem trilhando uma história de reconhecimento público e de crítica, sendo sucessivamente premiada como uma das melhores novidades da música nacional.
Gisele Nussbaumer, diretora da FUNCEB, afirma: “A disponibilidade de um local possibilita melhores condições de desenvolvimento dos processos artísticos dos grupos e ainda dinamiza as ações culturais realizadas no espaço. Isto beneficia não apenas os grupos residentes, mas também o público e outros artistas que venham a participar das atividades propostas, ou aproveitar o Espaço Xisto Bahia como um ambiente também voltado à produção musical”.
Esta temática, inclusive, será a motivação para a 5ª edição do projeto Conversas sobre Cultura, que acontece no Xisto desde julho passado, na discussão de pautas relevantes para o cenário contemporâneo da produção cultural na Bahia. A sessão Ocupação do Xisto Bahia por Grupos Residentes integra as atividades de reabertura do espaço, acontecendo às 15 horas do dia 16 de dezembro.
Também marcam presença na programação, dentre outros, o artista Augusto Omolu, que trabalha com teatro físico faz parte do Odin Teatro (Dinamarca) e integra o grupo de artistas que trabalham com Eugênio Barba, dançarino e coreógrafo difusor da dança afro contemporâneo; o coreógrafo e dançarino Armando Pekeno, diretor-fundador da Cia. de Dança Ladainha, na França, organização que desenvolve atividades com crianças e jovens, fazendo intercâmbio entre os países europeus e o Brasil; a Cia. de Teatro Via Palco, que atua no cenário cultural baiano há mais de dez anos, com direção do premiado João Lima; e o João Perene Núcleo de Investigação Coreográfica, cujo trabalho se foca no movimento na dança contemporânea.

PROGRAMAÇÕES / SERVIÇOS

Reabertura do Espaço Xisto Bahia

Onde: Espaço Xisto Bahia (Rua General Labatut, 27, Barris – Salvador – BA)
Quanto: Gratuito
Telefone: 71 3117-6155

15 de dezembro (quarta-feira)

18h00: Intervenção de Palhaço – Rampa de acesso ao Xisto – Grupo Casa Clown
19h00: Cerimônia de reabertura e homenagem a Haydil Linhares, com presença de diversos artistas, sob direção de Elisa Mendes
21h00: Show da Orkestra Rumpilezz

16 de dezembro (quinta-feira)

15h00: Conversas sobre Cultura: Ocupação do Xisto Bahia por Grupos Residentes
18h00: Intervenção de Palhaço – Rampa de acesso ao Xisto – Grupo Casa Clown
19h00: Abertura da exposição Foto Grafia (resultado de oficinas experimentais de fotografia promovidas pela FUNCEB e ministradas pela fotógrafa e curadora Célia Aguiar)
20h00: Espetáculo Nariz do Poeta, da Cia. Via Palco

17 de dezembro (sexta -feira)

17h00: Espetáculo O Clássico da Caatinga de Cima, resultado do curso avançado de teatro, sob direção de Hebe Alves
18h00: Intervenção Urbana – Cia de Intervenção Urbana – Direção: Carlos Ujhama
19h00: Intervenção de Palhaço – Rampa de acesso ao Xisto – Grupo Casa Clown
20h00: Espetáculo Fragmentos Revisitados (Desejo Fatiado + Instante Dilatado), do João Perene Núcleo de Investigação Coreográfica.
21h00: Fragmentos de Ôro de Otelo – Augusto OMolu
Aramando Pekeno/Michelle Brown e Cia Ladainha (FR)

18 de dezembro (sábado)

17h00: Intervenção de Dança – Norma Santana- Escadaria da Biblioteca Pública
19h00: Intervenção de Palhaço – Rampa de acesso ao Xisto – Grupo Casa Clown
20h00: Show de Amanae e convidados

19 de dezembro (domingo)

17h00: Intervenção Urbana Pingos e Pigmentos – Grupo Construções Compartilhadas
18h30: Mostra de Dança Flamenca – Roberta Campos
19h00: Intervenção de Palhaço – Rampa de acesso ao Xisto – Grupo Casa Clown
20h00: Espetáculo 7 Conto, com Luis Miranda e direção de Ingrid Guimarães

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s