XISTO INTERCÂMBIOS CRIATIVOS

Caros artistas, produtores e arte-educadores

Gostaríamos de convidá-los a participarem da primeira edição do projeto XISTO  INTERCÂMBIOS CRIATIVOS, no qual convidamos artistas, produtores e agentes culturais de fora da cidade para compartilharem conosco suas experiências como criadores, ampliando assim nossas redes mundo afora.

A nossa primeira convidada é a dramaturga e diretora canadense Angèle Séguin, que atua na cidade de Sherbrooke (província do Québec) à frente da cia. de teatro Théâtre des Petites Lanternes (Teatro das Lanterninhas, em livre tradução). Junto com seu grupo, que é residente do Centro de Artes Jean Besré, Angèle vem desenvolvendo um belo trabalho de teatro-cidadão a partir de uma metodologia intitulada ‘A Grande Colheita de Palavras’. A técnica consiste na construção de espetáculos através do contato com as histórias e vivências das pessoas, sempre tendo como ponto de partida a história oral que elas trazem consigo, resultando em montagens originais e de grande apelo identitário.

Outro destaque é o fato de o Centro de Artes Jean Bersé ser totalmente gerido por artistas. Desde 2008, um representante de cada um dos seus 07 grupos residentes integra um colegiado que responde pelas funções artísticas, administrativas e financeiras do espaço. Esta experiência de gestão, que conta com apoio do Ministério da Cultura do Canadá e vem colhendo excelente resultados, será também tema da visita de Angèle em um dos bate-papos previstos na programção.

Angèle Séguin fica em Salvador de 02 a 06 de dezembro de 2012, e durante esse período planejamos uma sequência de atividades que permitirão a troca artística com essa profissional. Todas as ações acontecem no Espaço Xisto, são gratuitas e contarão com a presença de um tradutor, a fim de permitir aos participantes uma plena comunicação com nossa convidada.


BATE-PAPO

2ª feira (03/dez)
9h às 13h: O Centre des Arts de la Scène Jean Besré em Sherbrooke e a realidade dos centros de cultura na Bahia – para artistas e gestores de teatros
14h às 18h: A gestão artística de grupos  – para artistas e produtores culturais de qualquer linguagem.

PALESTRA:
3ª feira (04/dez)
19h: A metodologia do Théâtre Petites Lanternes no Canadá e no mundo;

OFICINA TEATRAL
3ª, 4ªa e 5ª feira (04 a 06/dez)
9h às 13h: A grande colheita de palavras
(inscrições através do xisto.bahia@gmail.com)

Adiantamos que é nosso desejo abrir um canal de comunicação contínuo com os artistas e centros culturais do Canadá, sendo portanto indicado que, aqueles que tiverem interesse, tragam algum tipo de material artístico para que Angèle possa conhecê-los também enquanto criadores. Esse material será encaminhado para o Centro de Artes Jean Besré, e poderá ser um primeiro passo valioso para nos aproximarmos mais de nossos vizinhos do norte do mundo.

Esperamos contar com a presença de todos em pelo menos um dia de nossa programação e pedimos ajuda na divulgação do evento!

Lembrando que esta é uma ação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Diretoria de Espaços Culturais da SUDECULT e do Espaço Xisto Bahia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s