Festival Xistinho promove sessões musicais para as famílias

OPE - Foto Tatiana Golsman

Foto: Tatiana Golsman

NEOJIBA, Wadõ, Grupo Vivavós e a montagem “Eu sem você não sou ninguém” se apresentam às sextas-feiras

A programação da segunda edição do Festival Xistinho – Arte, Brincadeira e Traquinagem, projeto cultural do Espaço Xisto Bahia, oferecerá, além de atividades para as crianças, sessões de iniciação musical para as famílias. As apresentações acontecerão nos dias 11, 18 e 25 de outubro; 01 de novembro, sempre às sextas-feiras, 20h. Entrada gratuita, com exceção da apresentação do dia 18, na qual apenas as 60 primeiras pessoas terão acesso grátis. Para as demais será cobrado o valor de R$ 10.

Já no dia 11 de outubro, véspera do dia das crianças, a Orquestra Pedagógica Experimental (OPE), do Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), apresenta obras como o “Tema de Harry Potter” de John Williams, “Gipsy Overture” de Merle J. Isaac, e o arranjo de Fred Dantas para a “Suíte do Pescador” (Minha Jangada) de Dorival Caymmi. O espetáculo terá  regência de Priscila Gabrielle, de 17 anos. A OPE é composta por 40 crianças, entre seis e doze anos.

No dia 18 de outubro, o Grupo Vivavós apresentará o show Rodovia do Samba, uma homenagem aos consagrados compositores de samba de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Com duração de 80 minutos, o espetáculo mistura teatro, dança e um repertório de sambas clássicos da música brasileira, bem como canções autorais, interpretado pelas animadas avós que compõem o grupo. Homenageiam também compositores anônimos do samba de roda do recôncavo baiano, reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade. Mazé Lúcio responde pelo roteiro e produção executiva, Osmar Santiago é o responsável pela direção musical e João Lima é o diretor artístico.

A terceira apresentação, no dia 25 de outubro, fica por conta do Grupo Cultural Wadō, que busca divulgar a cultura japonesa em Salvador e no país. Os cerca de 20 jovens, coordenados por Lika Kawano, mostrarão no Festival Xistinho três atividades artísticas: o Taiko, tambores japoneses; a Matsuri Dance, uma dança que mistura movimentos de danças tradicionais e contemporâneas, e o Yosakoi Soran, uma dança que contém passos mais elaborados com elementos de street dance e hip hop, ao som de música pop japonesa. Fundado em 2008, o Wadõ tem como filosofia cultivar a dedicação, o espírito de união, a responsabilidade, a disciplina e a solidariedade, buscando sempre o desenvolvimento pessoal de seus integrantes.

Para encerrar a programação especial para as famílias, no dia 1º de novembro será apresentado o espetáculo teatral “Eu sem você não sou ninguém”. A comédia circense é dirigida por João Lima, tem toques de melodrama e mistura elementos do teatro de animação com a boa palhaçaria clássica. Com um texto que se equilibra entre o ridículo e o sublime, a peça trata dos questionamentos de um ator sobre o que é mais importante: sua pessoa ou sua obra. Por meio da singela história de um palhaço que sai do corpo do seu ator e passa para o corpo de um boneco, criador e criatura travam uma divertida disputa para provar quem é o melhor no picadeiro.

PROGRAMAÇÂO 

SEXTA-FEIRA

11/10

18/10

25/10

01/11

20h00 – NEOJIBA – Orquestra Pedagógica Experimental 20h00 – Grupo Vivavós – samba e música popular 20h00 – Grupo Wadõ 20h00 – Espetáculo teatral “Eu sem você não sou ninguém”, com o Palhaço Biribinha
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s