Espaço Xisto Bahia recebe oficinas e espetáculo argentino

El Picaflor 03

Dentro da programação do II Festival Itinerante de Teatro Latino-americano Âmbar (FITLÂ), evento realizado pelo Colectivo Âmbar (rede de artistas e promotores cênicos latino-americanos) o Espaço Xisto Bahia recebe as seguintes atividades de formação:

Espetáculo EL COLIBRÍ: travesía en Mi Mayor (AR) – solo de Gonzalo Alfonsín

SINOPSE: Um homem-pássaro atravessa o continente americano, desde a Argentina até os Estados Unidos. Visita cidades e povoados, montanhas e praias, mares e rios. Conhece pessoas muito diferentes que se parecem muito entre si. Vai de um lugarpara outro, na constante busca. Mas o que é que ele procura? Aventuras? Amores? A sua própria identidade? Está procurando Deus? E o que é Deus? El Colibrí é um espetáculo unipessoal que combina várias linguagens: narração oral, teatro deimagens, registro audiovisual e música ao vivo. Através de uma série de vivências queo autor teve, a peça traça uma radiografia subjetiva, um dos tantos mapas possíveis do continente americano.

SERVIÇO

O  quê: El Colibrí: Travessia em Mi Maior (Argentina)

Data: 1º de março, no Espaço Xisto Bahia, às 19 horas.

Horário: 19h

Classificação indicativa: 12 anos

Língua: espanhol

 OFICINAS GRATUITAS

Corpo e voz: procedimentos para uma criação polissêmica e autoral (Argentina/Brasil)

Ministrantes: Raiça Bonfim (BR), Gonzalo Alfonsin (AR) e Juan Lautaro (AR)

Exigência: Roupas Leves

Vagas: 13 (Público geral) e 12 (Alunos da Escola de Teatro UFBA)

*A inscrição para Alunos da Escola de Teatro UFBA será realizada no dia 02 de março, no turno matutino, junto à recepção dos calouro

Link para inscrição: <http://goo.gl/forms/Zby4s50sO5>

SINOPSE: A oficina é antes de tudo um encontro entre participantes do festival, vindos da Argentina e do Brasil. Serão abordados conteúdos comuns a pratica dos ministrantes, com enfoque no trabalho vocal, físico e de construção de personagem. Serão trabalhadas ferramentas que ajudem a fortalecer a união entre mente e corpo, chave da presença cênica, ampliando ainda mais a gama expressiva dos alunos. O trabalho se embasa na antropologia teatral e na pré-expressividade, por isso a oficina é direcionada ao público artístico. Será abordada ainda a memória de cada ser e a múltiplas referencias das quais o ator lança mão no trabalho de criação. A Oficina aponta para a busca por abertura de espaços para a improvisação, o silêncio e a dúvida, com a observação das fragilidades que permeiam a experiência humana – insegurança, incerteza, inocência etc. Essa proposta encontra cumplicidade na fala de Marcelo Evelyn em entrevista ao jornal O Globo: “Era uma compreensão que me fazia enxergar o corpo como um gerador de potência, mesmo na fragilidade. A Pina dizia sempre: “Quando você é fraco, é aí que você pode vir a ser forte”. É quando você se expõe que a sua força pode aparecer” (2013). Neste percurso, os pontos de observação chave são:

1. O que forma o gênero da personagem, o que a torna uma personagem feminina ou masculina, o que isso revela sobre as questões de gênero, em que ponto isso espelha e/ou diverge dos artistas que se defrontam com esta imagem etc;

2. Quais mecanismos de comunicação que a personagem adota, o que o modo como se expressa ao longo da obra revela sobre a experiência de comunicação humana, quais são as mudanças marcantes em seu percurso;

3. As metáforas que podem ser extraídas da trajetória da personagem e seus desdobramentos, quais são os sentidos possíveis contidos nesse ato, quais são as analogias que cada um pode fazer com sua própria vida etc;

4. As qualidades suscitadas pelo elemento preponderante na imagem da personagem e o que essas qualidades propõem em relação à metodologia de criação e às densidades corpo-vocais utilizadas em cena, que tipo de poética pode ser desenvolvida com base nas figurações a acepções filosóficas do elemento.

Dias: 03, 04 e 05 de Março de 2015

Hora: das 9h às 12h

Local: Espaço Xisto Bahia Bahia

De la plástica al cuerpo – Creación escénica a partir de lenguajes visuales (Costa Rica).

Ministrantes: Noelia Cruz (CR)

Exigência: Roupas Leves

Vagas: 13 (Público geral) e 12 (Alunos da Escola de Teatro UFBA)

* A inscrição para alunos da escola de teatro será realizada dia 02 de março, junto a

recepção dos calouros.

Link para inscrição: <http://goo.gl/forms/ul6hNP3nBb>

SINOPSE: A oficina é de natureza teórico-prática e orientada à investigação cênica a partir de elementos da linguagem visual. Trata-se de uma metodologia curta e práticaque abre espaço para a investigação do ator a partir de um material específico, seja uma ideia, um texto, uma imagem, para criar um caminho pessoal e único nos processo criativos relacionados à busca da expressividade do corpo. Além disso, é uma aproximação à utilização de signos cênicos que modifiquem o corpo d@ atriz/ator,através de uma abordagem indireta, que começa com a conceptualização a partir de algo abstrato, a análise da imagem, e a busca clara de linhas estéticas definidas que facilitem encontrar o caminho dos processos pessoais de criação cênica. A oficina se divide em uma parte teórica, na qual se introduzem os elementos que vão ser utilizados na pratica, associados a exercícios de análises de imagens e estudos curtos de obras da história da arte, além de aproximações breves com exercícios de conceptualização; e uma etapa prática com um trabalho cênico previamente elaborado no qual se aplicarão os elementos da oficina e se valorizarão as novas descobertas de forma coletiva, para o desenvolvimento da proposta em prazos e consequências mais amplas.

Conteúdos aplicados: Leitura de linguagem visual básica;

Conceptualização para a criação cênica; Ferramentas de comunicação visual para materializar um conceito abstrato; Desenho tridimensional no espaço cênico;

Movimento e gesto: todas as artes a favor das linguagens do corpo.

Objetivo Geral:

Introduzir elementos de criação cênica a partir de uma metodologia proveniente da fusão entre as artes visuais e as artes cênicas.

Mais informações pelo email: oficinas.fitla@gmail.com

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