GRUPO ABSTRAI FAZ DOIS CONCERTOS GRATUITOS NOS SEMINÁRIOS DO MÚSICA DE AGORA NA BAHIA – MAB

Fundado pelo saxofonista carioca Pedro Bittencourt, grupo de 11 músicos se dedica a execução e circulação de repertório erudito dos séculos 20 e 21
band
Músico com vasta experiência no meio sinfônico, o saxofonista carioca Pedro Bittencourt fundou o Abstrai na Europa, tendo feito concertos na França, Alemanha e Portugal de 2005 a 2009. No Brasil, o grupo se baseou no Rio e se apresenta desde 2011.
Em sua formação, o grupo utiliza instrumentos surpreendentes (para os leigos) quando se pensa em música erudita, como guitarra e teclados eletrônicos.
O Abstrai se dedica a obras de compositores vivos, é conhecido pela utilização ousada que faz da tecnologia e do canto em suas apresentações, além de instrumentos mais convencionais, como flauta, clarineta, sax, violão, piano, violino, violoncelo e percussão.
Em Salvador, o Abstrai fará dois concertos, além de oficinas e palestras.  Os concertos serão nos dias 25 e 26, na Reitoria da UFBA e no Espaço Xisto Bahia.
Os concertos do Abstrai terão direito a execução de quatro peças inéditas, constituindo estreias mundiais. Entre os compositores que terão suas peças executadas, estão nomes importantes da música erudita atual da Bahia e do Brasil, como Guilherme Bertissolo, Paulo Costa Lima, Paulo Rios Filho, Vinícius Amaro, Pauxy Gentil-Nunes (membro do ABSTRAI) e Hans Joachim Koellreutter (1915-2005), um dos fundadores da Escola de Música da UFBA.
Para saber mais (e ouvir) o Abstrai, acesse: www.abstrai.com.
O Abstrai é formado por: Doriana Mendes (voz), Pauxy-Gentil Nunes (flauta), Batista Jr(clarineta), Pedro Bittencourt(saxofone e direção), Mariana Salles (violino), Marcus Ribeiro (violoncelo), Fabio Adour (violão, guitarra), Marina Spoladore (piano), Daniel Serale(percussão) ePaulo Dantas (eletrônica).
ATENÇÃO:
Além dos concertos do Abstrai e do grupo novaiorquino ICE  (International Contemporary Ensemble), o MAB ainda oferece, no dia 24, um concerto em Rede, coordenado pelo artista multimídia Cristiano Figueiró, com pontos em outras partes do Brasil e no exterior, com músicos realizando performances conectadas através de uma rede de alta velocidade. A oportunidade para assistir e ouvir essa performance inusitada será  no Auditório do PAF III, no Campus Ondina da UFBA.
Serviço:
III Seminários em Música Contemporânea do MAB
22 a 26 de agosto
International Contemporary Ensemble (Nova Iorque)
22/08
18h
Oliveira’s (Santo Antônio)
23/08
20h
Piso C, Teatro Castro Alves
Concerto em Rede
Coordenação de Cristiano Figueiró
24/08
20h
Auditório do PAF III (Campus Ondina, UFBA)
ABSTRAI (Rio de Janeiro)
25/08
20h
Reitoria da UFBA
26/08
20h
Espaço Xisto Bahia
O QUE É O MAB – MÚSICA DE AGORA NA BAHIA
O MAB, que teve sua primeira edição em 2012, retorna em 2014 com patrocínio da Petrobras, através da seleção pública de Redes de Música do Programa Petrobras Cultural. Com uma série de mais de cem ações artísticas, de formação de plateia e de formação de músicos, o MAB é uma iniciativa que envolve público e artistas em direção à conscientização e difusão da produção musical atual com o olhar focado na Bahia.
O MAB vem sendo realizado desde julho de 2014 e se estenderá até dezembro de 2015 e visa apresentar à sociedade a rica produção de música contemporânea na Bahia, qualificar compositores e intérpretes, além de mostrar à população um outro lado da arte, colaborando com seu enriquecimento cultural.
O projeto contará com concertos com artistas locais, nacionais e internacionais, palestras, recitais em escolas públicas, intervenções performáticas, seminários, workshops, concursos de composição locais e um latino-americano, além da concessão de bolsas para estudantes da rede pública e para compositores de outros estados do Brasil.
O MAB é realizado pela OCA – Associação Civil Oficina de Composição Agora, que desde 2004 desenvolve atividades artísticas e educacionais no âmbito da música popular e erudita no Brasil e internacionalmente.
Maiores informações:
Realização:
OCA – Oficina de Composição Agora
Contatos:
Guilherme Bertissolo
guilhermebertissolo@gmail.com
(71) 93562687
Alexandre Espinheira
alespinheira@gmail.com
(71) 81330201
Lia Günther Sfoggia
liasfoggia@yahoo.com.br
(71) 93562686
Reblogado de: http://musicadeagoranabahia.blogspot.com.br/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s