É tempo de mudanças

Comunicado importanteAos espectadores, artistas, produtores e colegas,

Informo que, após 3 anos e nove meses à frente da coordenação do Espaço Xisto Bahia, encerro hoje minha gestão.

Desde 2012 tive a oportunidade de desenvolver ações que muito me honram, sempre contando com a participação e colaboração diretas da nossa equipe, dos colegas da DEC e SECULT, dos demais coordenadores e, sobretudo, de artistas, produtores e espectadores da sociedade civil. A cada um, minha sincera gratidão. Sem o apoio, inteligência, empenho e incentivo de vocês a minha atuação nesta coordenação não teria sido possível, honestamente. Destaque para a equipe que já estava quando cheguei, que lá permanece e que foi tão generosa ao me acolher e se unir às minhas (tantas) propostas como gestora pública.

Obrigada, de coração.

Opto pela minha saída pois venho sentindo necessidade de novos desafios, sendo portanto o momento de outras pessoas assumirem a responsabilidade por este espaço que é tão caro à sociedade baiana. Não sei ainda quem ocupará o cargo de coordenação, mas estou certa que haverá um rico material disponível para o/a novo/a coordenador/a dar início a mais uma etapa nesse trabalho que é infindável. Fico tranquila também por saber que existem inúmeras parcerias possíveis para tornar esse trabalho mais leve e produtivo.

Ao longo desses anos tivemos inúmeros desafios, dando conta de alguns e naturalmente não conseguindo superar muitos outros. Mas o que vale é que temos resultados incríveis, que ajudaram a recolocar o Xisto em uma posição de destaque e relevância dentro de nossa cena cultural sempre tão rica e pungente. Foram dezenas de milhares de espectadores ao longo desses quase quatro anos, centenas de sessões, melhorias e aprimoramentos estruturais, fortalecimento de ações já existentes, ampliação de redes locais, criação e desenvolvimento de projetos que aproximaram ainda mais o público soteropolitano daquele local. Ufa! Foi um trabalhão danado mas feito com muito carinho e senso de responsabilidade, porque eu de fato acredito no poder do coletivo e encontrei parcerias para fazê-lo possível.

Fico feliz em notar que conseguimos estabelecer novos projetos e ajudamos a fortalecer iniciativas já existentes, deixando como saldo diversas edições do ‘Só sei que tem samba’, ‘Tabuleiro da Dança’, ‘Maio na Música’, ‘Danças do Mundo’, ‘Semana Cultural Acessível’, ‘Minifestival Nossa, que palhaçada!’, ‘Semana da Cultura Negra’ além, é claro, dos projetos que criamos especificamente para as crianças e suas famílias, como o ‘Encontros de domingo’ e o ‘Festival Xistinho – Arte, brincadeira e traquinagem’. Tudo isso fica lá como modelo a ser replicado, melhorado ou, por que não?, superado, como é inerente a um espaço cultural vivo e dinâmico como é nosso Espaço Xisto Bahia.

Esta é uma carta aberta porque é assim que tem que ser o trabalho do gestor público: visível e pautado na clareza e diálogo. E, sem desconsiderar a existência de erros, encerro este ciclo me sentindo realmente satisfeita por notar que, de algum modo, minha gestão contribuiu positivamente para a história deste nosso espaço.

Encerro esta etapa na função de gestora mas não de cidadã, e retorno à sociedade civil, este espaço comum a todos nós, inclusive àqueles que, como eu, assumem por algum tempo a função de servir à coletividade com seu trabalho. “Tudo que é público é de todo mundo”, repeti incessantemente às crianças em nossas plateias, então sigo meu caminho com o mesmo pensamento, sempre disposta a contribuir de outras maneiras e acreditando que juntos somos mais belos, inteligentes e fortes!

A todo mundo, um muito obrigada.
A mim, um boa sorte. 
E assim seguimos…

Isabela Silveira

Salvador, 13 de novembro de 2015.

Deixe um comentário

