Encontro de gestores de espaços culturais define diretrizes para 2016

Reunião foto Ramon Maia

Ano novo, novos desafios. Na tarde da última quarta-feira (06),  gestores de espaços culturais de Salvador se reuniram no Teatro Castro Alves. Estiveram no encontro coordenadores e representantes do Xisto Bahia, Solar Boa Vista e Centro Cultural da Barroquinha; os teatros Vila Velha, Gregório de Matos, Módulo e Sesc Casa do Comércio; além do anfitrião Teatro Castro Alves e Diretoria de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Estiveram  na pauta  questões como a Lei Federal 12.933/2013, que concede a meia-entrada para 40% do total de ingressos dos eventos mediante apresentação da Carteira de Identificação Estudantil, que seguirá um modelo nacional e poderá ser emitida por entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE).

O decreto que entrou em vigor em dezembro de 2015 tem gerado dúvidas na comunidade cultural. Foi decidido que os espaços fortalecerão a comunicação das ações em conjunto para alertar aos espectadores e comunidade cultural sobre a nova medida de maneira unificada e coesa.

Com a recém-chegada Ninfa Cunha, que assumiu o espaço Xisto Bahia, a questão de acessibilidade também foi discutida. “Os desafios de tornar um centro acessível vão muito além da questão arquitetônica do espaço em si. É necessário pensar em todo o entorno e o contexto em que ele se insere.” Expôs a coordenadora Simone Braz, frente às dificuldades encontradas no Parque Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas.

“É de suma importância que se realizem encontros como esse para tratar de desafios que fazem parte da nossa rotina enquanto gestores no intuito de pensar o espaço cultural como um todo, de forma a transversalisar  a ação dos centros de cultura”. Pontuou Ninfa Cunha, coordenadora do Espaço Xisto Bahia.

Foram definidas também diretrizes para 2016 em questões estruturais e agendadas reuniões com órgãos governamentais e produtores culturais baianos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s