Palestras e ciranda de roda tomaram conta do Xisto nessa segunda-feira

IMG_8108

O encontro com o universo infantil foi o tema que encheu a sala principal do Xisto na manhã dessa segunda-feira na abertura do Petiz-festival de arte para infância e juventude que promove mediação cultural, fomento e divulgação da produção artística voltada para a cultura da infância, ou como a palestrante Lydia Hortélio, que abriu a mesa diz: “coisa de minino”.

Por falar nela, Lydia apresentou seu acervo, ou como ela mesmo gosta de nomear, sua compulsão de fotos de brincadeiras infantis do mundo inteiro relatas em quadros, pinturas e artesanatos que vão de Antes de Cristo até a contemporaneidade em imagens registradas por ela própria ou encontradas em material de pesquisa. “Que a infância tome conta de vocês e que você possa ter acesso a esse lugar sagrado, pois o contato com a criança traz o melhor da gente”. Declarou abrindo a fala para o público de maioria composto por educadores e estudantes da área.

A palestra foi finalizada com uma ciranda à moda antiga, promovendo o encontro dos adultos com suas crianças interiores. Olha como foi massa!

IMG_8124

A manhã continuou com a presença de   Maria Eugênia Milet que apresentou sua experiência com crianças de comunidades quilombolas no sertão da Bahia numa experiência que uniu confecção de fantoches e experiências com o corpo elementos do cotidiano dessas pessoas.

As palestras continuam amanhã com a presença de Beth Rangel, Angelina Broock, Kamile Levek, Elizete Destéfani.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s