Festivais de Artes Cênicas e Política Nacional para as Artes são temas do FUNCEB em Diálogo

Articulador de Teatro do MinC/FUNARTE, Marcelo Bones, é convidado de encontros que acontecem dia 19.04 às 14h no MAB e às 19h, no espaço Xisto

funcebemdialogo.jpg

O FUNCEB em Diálogo, programa de encontros para reflexão e compartilhamento dos mais diversos temas no campo das políticas públicas para as artes, será lançado em edição dupla nesta próxima terça (19.04). O convidado será Marcelo Bones, diretor, produtor, curador e articulador de Teatro na Política Nacional das Artes da Fundação Nacional das Artes (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Ele falará sobre a situação atual dos festivais de artes cênicas do Brasil e do Mundo, no primeiro encontro com agentes culturais, das 14h às 17h no Museu de Arte da Bahia (MAB) e no segundo momento, no espaço Xisto, das 19h às 21h, tratará sobre a Política Nacional das Artes (PNA). A entrada é gratuita.

Os encontros buscam pautar temas universais e específicos das diferentes linguagens, estimular a organização dos setores, fomentar o debate e zonas de troca, ouvir a sociedade em relação às suas demandas e promover a articulação entre agentes, grupos, e instituições culturais no estado da Bahia.
CONVIDADO

Idealizador e coordenador do Observatório de Festivais, Marcelo Bones tem a relação dos festivais de teatro com o mercado internacional como um ponto chave em sua experiência. Assim, abordará temas como a realidade dos festivais de artes cênicas no Brasil, na América Latina e no mundo, a sustentabilidade destas ações em meio à crise econômica e as redes de articulação existentes atualmente entre os produtores de festivais do Brasil. Marcelo Bones é fundador e diretor do Grupo Teatro Andante, de Belo Horizonte (BH) e também diretor executivo da Plataforma de Internacionalização do Teatro (Platô)

O segundo encontro promoverá uma mediação entre os agentes culturais de todas as linguagens artísticas e os eixos de ação propostos pelo MinC e a Funarte, que orientam o projeto de construção da PNA. O histórico de mobilização da PNA, a metodologia de sua construção, a discussão sobre os seus eixos norteadores – Rede Nacional de Difusão das Artes, Pacto Federativo do Fomento às Artes e Marcos Legais das Artes, bem como os resultados obtidos pela Caravana das Artes até o momento, serão compartilhados e debatidos com artistas, técnicos, produtores, pesquisadores, gestores culturais, estudantes e demais interessados no tema.

Os dois encontros contarão também com a presença e mediação da Coordenadora de Teatro da Funarte, Maria Marighella.

Para os interessados que não puderem estar presentes, o FUNCEB em Diálogo fará o registro em vídeo do evento e em breve disponibilizará no plugcultura, canal oficial da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia no YouTube.
SERVIÇO

FUNCEB em Diálogo com Marcelo Bones: “A situação atual dos festivais de artes cênicas no Brasil e no mundo” e “A construção da Política Nacional das Artes”
Quando: 19 de abril de 2016, das 14 às 17h (tema “festivais”) e das 19 às 21h (tema “Política Nacional das Artes”)
Onde: Museu de Arte da Bahia – MAB no Corredor da Vitória (tema “festivais”) e Espaço Xisto nos Barris (tema “Política Nacional das Artes”)
Quanto: Entrada franca (sujeito à lotação da sala)
Realização: FUNCEB/SecultBA
Apoio: MAB / DIMUS / IPAC/ Espaço Xisto / Diretoria de Espaços Culturais/ SUDECULT/ DIMAS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s