Xisto Bahia participa de I Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – veja como foi

No último dia 5 de maio o Espaço Xisto Bahia, através da coordenadora Ninfa Cunha, marcou presença na Mesa Redonda: Esporte adaptado, Cultura, lazer inclusivo e arte-terapia, compondo a programação do I Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento ocorreu nos dias 5 e 6 de maio com as mesas sediadas na faculdade UNIME, em Lauro de Freitas.

Junto a Ninfa Cunha, que falou sobre a pessoa com deficiência na cultura e arte-terapia, estiveram presentes à mesa o professor de educação física Rogério Pinheiro, que trabalha com atividades esportivas e inclusão da pessoa com deficiência no esporte através da Aabane – Associassão de Atletas Baianos com Necessidades especiais; e Vander Santos, diretor do Departamento de Acessibilidade da Prefeitura de Lauro de Freitas, instância responsável por toda a logística e coordenação do evento.

publico.jpg

Na mesa redonda, o professor Rogério contou sua trajetória como professor na Aabane, associação que desde 2007 assumiu o compromisso com atletas de basquete sobre rodas para qualificar e representar os atletas. Nos quase 10 anos de existência, a Aabane e seus atletas já foram campeões do regional Nordeste no masculino e no feminino e para este ano de 2016 garantiram vaga no campeonato brasileiro com 2 jogos de antecipação. Apesar de formar grandes atletas, a Aabane é aberta para todas as pessoas com deficiência que desejem ingressar no esporte, sempre tendo em vista o seu grande objetivo que é “oferecer as pessoas com necessidades especiais à inclusão social com melhor qualidade de vida através do esporte visando o equilíbrio do atleta, a saúde, o lazer, a cultura e o esporte como meios de crescimento e sua integração psíquico-social na sociedade.”.

20160505_160946.jpg

O diretor do Departamento de Acessibilidade (DAC) da prefeitura de Lauro de Freitas, Vander Santos, falou sobre o lazer para a pessoa com deficiência. Dentro do tema, citou as dificuldades do lazer acessível e contou sobre o projeto Praia Acessível, lançado em abril deste ano e permanente na orla de Lauro de Freitas. O projeto nasceu a partir de uma parceria da Faculdade Maurício de Nassau com o DAC e oferece à pessoa com deficiência os prazeres de um banho de mar. A atividade ocorre de forma assistida e, além dos profissionais de educação física, salva-vidas  e especialistas em saúde, conta com o suporte de cadeiras anfíbias e esteiras. Ademais, toda a estrutura fora do mar também é disponível através de rampas, estacionamento sinalizado, banheiros e esteiras acessíveis.

vander.jpg

Ninfa Cunha, coordenadora do Espaço Xisto, falou sobre a inclusão da pessoa com deficiência na cultura. Para tal, discorreu sobre sua trajetória e de como a dança entrou em sua vida de uma forma quase despretensiosa há 17 anos, quando ingressou na dança com o único objetivo de “baixar o açúcar. A primeira opção era a hidroterapia, mas não tinha mais vaga no hospital e me falaram que tinha na dança. Eu fui, me apaixonei, estou aqui há 17 anos e o açúcar ainda não baixou.” – riu.

Ela comentou sobre a importância do olhar e como isso foi determinante na sua trajetória, que já acompanha mais de 5 projetos como o Casulo da AcessibilidadePerspectivas em MovimentoSemana Cultural Acessível, sem contar as diversas palestras que ministra pelo país.

Falando do Espaço Xisto Bahia e como a sua relação prévia com o espaço cultural foi determinante para aceitar o desafio de sua gestão, Ninfa contou que o Xisto abrigou seus projetos em anos anteriores e ofereceu acesso para a pessoa com deficiência além do público: lá, a pessoa com deficiência tem voz e mostra que tem o poder de fazer arte, não apenas consumir.

20160505_162224.jpg

Por fim, contou sobre o projeto Xisto Acessível, que acontecerá em setembro deste ano e marca o início de um novo período no Espaço, que contará com toda a estrutura de audiodescrição fomentando a acessibilidade no espaço.

20160505_172913.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s