Solo Ondinar promove diálogo entre o corpo e as águas

Estreia do bailarino e coreógrafo Dejalmir Melo conta com lançamento de videodança gravado na Guyana Francesa

Com única apresentação no próximo dia 06 de julho, às 20h, no Espaço Xisto Bahia, o experiente bailarino e coreógrafo baiano Dejalmir Melo lança seu solo Ondinar, resultado de oito anos de pesquisas em torno das águas, seus símbolos e mitologias. Na ocasião também será apresentado Folha Seca, videodança com a participação do bailarino, resultado de uma intervenção urbana apresentada em 2015 no 11èmes Rencontres de Danses Métisses na Guyana Francesa.

Ondinar mergulha nas profundezas do inconsciente, resgatando as múltiplas possibilidades da poética da água, através de afetos e arquétipos atemporais que fluem nas construções humanas e suas fortes simbologias. Questiona os limites dos fluxos de aprisionamento e explosão da própria vida, tão similares aos movimentos das marés, aos ciclos correntes do homem em contato a natureza e seu próprio corpo. Um mergulho nas possibilidades do movimento, com riqueza de detalhes, dramaturgia expressiva e precisão técnica, revelando também a necessidade emocional do corpo do artista.

Ondinar_Dejalmir Melo_crédito Marcelo Sousa Brito (3).JPG

Foto: Marcelo Sousa Brito

O videodança Folha Seca, da videomaker Gabriela Leite (Brasil/França), abre a apresentação do solo. Um estudo sobre as imagens de James Carls produzidas para a intervenção urbana IMPRO da Cia Corpodeagua, dirigida por Melo, que foi apresentada em novembro do ano passado em um evento internacional de dança na América Latina. Um retrato sensível do movimento em parceria com o Coletivo Cruéis Tentadores.

SOBRE O ARTISTA:

Com mais de vinte anos de carreira, Dejamir Melo já trabalhou com grandes nomes e companhias de dança da Bahia, do Brasil e Europa, além de ser contemplado com o Prêmio Mambembe (1997) de Melhor Bailarino do Ano oferecido pelo Ministério da Cultura. Em 1998 integra o elenco do Grupo Corpo (BH) sob direção de Paulo Pederneiras, além de atuar como coreógrafo também na Cristal Cia de Dança (BH). Em setembro do mesmo ano integrou o Ballet Prejocaj, sob direção de Angelin Preljocaj. A partir de 2004 atua na Europa na Metros Cia de Dansa (Espanha), como solista da Cia Aterballetto (Itália) e com o coreógrafo italiano Michelle Merola.

Ondinar_Dejalmir Melo_crédito Marcelo Sousa Brito (11).jpg

Foto: Marcelo Sousa Brito

Sua volta ao Brasil acontece em 2008 com Henrique Rodovalho na Quasar Cia. de Dança (GO). Nesse mesmo ano, com o Balé Teatro Castro Alves, participa da criação de Engenho, com o coreográfo alemão Felix Ruckert, faz workshops de Butoh-MA com Tadashi Endo e de Reeducação do Movimento com Ivaldo Bertazzo (Método Bertazzo) e residencia artística com Idan Cohem (Israel). Trabalha como preparador corporal do BTCA em 2011 e o com Núcleo Viladança (BA) e Balé Jovem da Bahia (BA). Seus mais recentes projetos, como coreógrafo e dançarino na Bahia, integram o Quarta que Dança 2013/2016 e Festival Internacional VivaDança 2010/2013/2014/2015, com destaque para o solo ÍCARO presente no Festival Brasileiro de Teatro 2014 (SP), Mostra de Dança de Lençóis 2014/2015 e A Cena Tá Preta 2014, além do espetáculo OLHOS DE CHUVA que teve estréia no 11èmes Rencontres de Danses Métisses 2015 (Cayenne, Guyana Francesa).

Serviço

Ondinar com Dejalmir Melo e lançamento do vídeodança Folha Seca

Quando: 06/07/2016 (quarta)

Horário: 20h

Onde : Espaço Xisto Bahia

Quanto: R$ 20,00 | R$ 10,00 (meia/lista amiga)

Classificação: Livre

Informações: http://www.corpodasguas.blogspot.com.br

Duração: 30 minutos

 

Ficha Técnica Ondinar:

Concepção e Coreografia: Dejalmir Melo

Direção artística: Adriana Salvador

Dramaturgia: Dejalmir Melo e Adriana Salvador

Iluminação: Gerald Laffuste

Trilha sonora: Dejalmir Melo

Efeitos musicais: Felipe Fiorentino

Produção: Coletivo Cruéis Tentadores

Fotos divulgação: Marcelo Sousa Brito

Assessoria de Imprensa: Tatiane Carcanhollo

 

Ficha Técnica Folha Seca (vídeo):

Direção e edição: Gabriela Leite

Fotografia: James Carls

Elenco: Dejalmir Melo, Melissa Figueiredo e Jamildo Alencar

Música: Folha Seca – Mestre Salustiano

Produção e realização: Coletivo Cruéis Tentadores

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s