UFBA promove seminário sobre textos teatrais censurados; acervo do Xisto serviu como fonte de pesquisa

caratazevento

Em parceria com o Espaço Xisto Bahia – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) – o Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA) comemora os 10 anos da Equipe Textos Teatrais Censurados (GEET), com o Seminário Vozes do Teatro em Tempos de Ditadura Militar. O evento acontece no dia 20 e 21 de outubro, no auditório do Pavilhão de Aulas da Federação 3 (PAF3), na UFBA. Os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo e-mail comissaotempos@gmail.com.

Na ocasião, acontece apresentação das pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do grupo acerca dos textos teatrais censurados que foram produzidos e encenados na Bahia. Os arquivos contidos no Acervo do Xisto Bahia serviram como uma das fontes de pesquisa. “Essa parceria já existe há um tempo com o grupo, que procurou o Xisto e queria digitalizar o material para pesquisa”, conta Ninfa Cunha, coordenadora do espaço.

Duas mesas temáticas dedicadas à memória e à história do teatro baiano, com a presença de atores, diretores, produtores e dramaturgos que fizeram teatro na Bahia nos anos de chumbo. Além disso, acontece também uma homenagem a escritora e dramaturga Nivalda Costa

Acervo Xisto Bahia – fica localizado no Xisto e armazena diversos arquivos históricos como fotos, recortes de jornais, textos teatrais e cartazes que não se resumem ao próprio espaço. Devido a sua riqueza memorável, o acervo já foi tema de diversos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Atualmente, é fechado ao público.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s