Sextas Instrumentais encerra temporada 2016 no Espaço Xisto Bahia

img-20161207-wa0022

Foto: Bruno Chagas

No último dia 02, às 15h, o Espaço Xisto Bahia recebeu três cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) no encerramento da temporada 2016 do projeto Sextas Instrumentais. Quarteto Novo, Bahia Cordas e Quadro Solar se reuniram em uma apresentação especial para os estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora do Salete.

O professor Carlos Henrique, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), que acompanhava sua filha, elogiou a iniciativa de viabilizar o primeiro contato para muitos alunos com a música clássica. “É um projeto fantástico, o governo deveria incentivar cada vez mais”, opinou o professor, que teve também o seu primeiro contato com o projeto na ocasião.

A violoncelista da camerata Quadro Solar, Cândida Brandão, explica como é importante para a OSBA trabalhar em formato de camerata: “como uma orquestra é um corpo muito grande, composta por 40, 50 pessoas no mínimo, fica muito difícil o deslocamento. Então esse projeto é um convite, uma pequena mostra do potencial de uma orquestra”. Ela explica que a receptividade de um público que nunca foi ao teatro ou ouviu a música clássica erudita, sempre os recebem muito bem. “Nós tocamos em vários lugares, mas é com esse público que a receptação é mais incrível”, enalteceu.

Durante 2016, o projeto Sextas Instrumentais foi pensado para que todas as cameratas circulassem pelo Cine Teatro Lauro de Freitas, Espaço Xisto Bahia, Centro Cultural de Plataforma, Espaço Cultural Alagados e Casa da Música. Esses são espaços culturais que mantêm um diálogo muito próximo com as comunidades de seu entorno, uma condição que viabiliza um trabalho de aproximação e familiarização do público com a música de concerto, garantindo a democratização de acesso às diversas formas culturais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s