Espaço Xisto Bahia recebe a exposição “A Magia das Mandalas – O Sagrado no Ser”

Oxossi

Na próxima terça-feira (11), às 16h, o Espaço Xisto Bahia recebe a abertura da exposição “A Magia das Mandalas – O Sagrado no Ser“ da artista visual Darlene Bezerra, que fica disponível para visitação até o dia 25 de julho. O projeto faz parte da convoatória “Ocupe Seu Espaço” da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

A exposição conta com 25 mandalas em técnica mista como decoupagem, mosaico e pinturas em acrílica. A artista desenvolve um trabalho de transformação do artesanato em arte, cujo tema central é a magia, a simbologia e os enigmas que envolvem o sagrado, sempre representados através de mandalas com orixás, santos, povos indígenas, a natureza, o feminino, o esoterismo e diversas formas geométricas.

O objetivo da artista é mostrar ao público um olhar diferente e criativo sobre as imagens representadas nas mandalas de forma crítica e reflexiva, em que cada um possa ampliar a compreensão sobre seu mundo e sua realidade. A ideia é que o público possa interagir com as mandalas, fazendo sua própria viagem e meditação, mexendo com os sonhos e as fantasias do inconsciente pessoal e coletivo, levando a reflexão e harmonização interior.

A palavra mandala vem do sânscrito e significa círculo, mas é conhecida também como o círculo mágico, roda e totalidade. As mandalas são milenares e muito comuns ao redor do mundo e em várias religiões e filosofias. Caso sejam relacionadas ao sagrado, os seus símbolos são adaptados de acordo com a cultura ou religião de cada local, ganhando cores, traços e formas segundo o objetivo desejado.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s