Espaço Xisto Bahia recebe programação especial para Dia Internacional das Pessoas com Deficiências

ACESSIBILIDADE.jpg

Créditos na foto

O Espaço Xisto Bahia, um dos 17 equipamentos culturais administrados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), recebeu nesta segunda-feira (3), uma programação especial para destacar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data estabelecida desde 1998 pela Organização das Nações Unidas (Onu).

O evento foi iniciado a partir das 14h, na Sala Principal do Espaço Xisto Bahia, com apresentação do espetáculo de dança Casulo, que traz bailarinos com deficiências físicas se apresentando ao público com coreografias que exploram o discurso empoderador e de igualdade da causa. Em seguida, o público confere apresentação do  NEOJIBÁ  (núcleo SESI Itapagipe), que fará traz repertórios de dois estilos musicais: ijexá e samba. A APAE SALVADOR com o seu Grupo Folclórico também estará presente às 19h com o espetáculo Alice no País da Diversidade, além da Banda Musicênicos, composta por integrantes do Centro Estadual para Reabilitação de Deficiências (Cepred), cujas canções também tangenciam os diálogos e problematizações acerca do tema da deficiência. Participam ainda o grupo Perspectivas em Movimento, com o pocket show A Reinvenção da Diferença, que retrata o cotidiano das pessoas com deficiência, sob um ponto de vista leve e lúdico.

“A importância desta data é mostrar o quanto esta questão ainda é invisibilizada na sociedade. Seja na cultura, no esporte, na política, no mercado de trabalho… Nós ainda não somos estatística. Se você pesquisar quantas mulheres com deficiência existem no mercado de trabalho, não há esse dado; se você pesquisar quantas mulheres com deficiência sofrem violência, não existe este percentual. Por isso é importante que um espaço como o Xisto enfatize a data através da arte, por exemplo”, explica a coordenadora do Espaço Xisto Bahia, Ninfa Cunha, que é também uma militante da causa.

O Espaço Xisto Bahia, inaugurado em 1988, se compromete em trazer, com frequência, eventos que de diversas linguagens que conversam com o tema da acessbilidade. Ele está localizado no complexo da Biblioteca Pública dos Barris, que também abriga galeria a Pierre Verger e as salas de exibição Alexandre Robatto e Walter da Silveira. A programação desta segunda-feira (3) fez parte da grade da Semana da Pessoa com Deficiência, que está com atividades por toda capital.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), órgão vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.

 

SERVIÇO

O que: Semana da Pessoa com Deficiência

Quando: 3 de dezembro, a partir das 14h

Quanto: gratuito

Onde: Espaço Xisto Bahia

Classificação: livre

Deixe um comentário