Festival Xistinho – Ano III

Festival Xistinho chega à terceira edição com novidades para toda a família

De 01 a 25 de outubro, crianças, adolescentes, pais e educadores contarão com apresentações de diversas linguagens no Espaço Xisto Bahia. O Festival traz pela primeira vez atrações de fora do Estado.

 

Outubro, mês das crianças, já é conhecido também como mês do Festival Xistinho – Arte, Brincadeira e Traquinagem. Em sua terceira edição, o evento, que acontece no Espaço Xisto Bahia, oferece uma programação ainda mais rica, trazendo dança e música além dos já tradicionais espetáculos de teatro.  O projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de atividades de fruição, formação e reflexão para crianças de 01 a 12 anos de Salvador e região metropolitana, e em 2014 abrange também as famílias baianas, com atrações para pessoas de todas as idades compartilharem.

 As ações envolvem instituições de ensino, profissionais de educação, famílias e artistas de diversas áreas, a fim de fortalecer o sentimento de cidadania, auto-estima e pertencimento do público participante, sempre de 3ª a domingo. Durante o Festival, os dias de semana à tarde são reservados aos espetáculos teatrais para crianças de instituições cadastradas, enquanto as noites e os finais de semana oferecem uma programação voltada para os demais espectadores, inclusive adultos, em sessões populares de teatro, dança e música. As já  atividades lúdico-recreativas continuam diversificadas, com contações de histórias, brincadeiras e ateliês de desenho sempre antes dos espetáculos aos sábados e domingos.

“A programação do Festival Xistinho é pensada de modo a reforçar a arte como ferramenta de desenvolvimento humano e de uma cidadania cultural plena. Há também um consistente trabalho de mobilização de pessoas de realidades diferentes, a fim de fortalecer o teatro como espaço de convivência de sujeitos diversos”, avalia Isabela Silveira, coordenadora do Espaço Xisto Bahia e idealizadora do projeto. Nesta edição, o Festival traz como novidade a integração com ações do projeto TCA Núcleo, através da iniciativa TCA Irradia, com apresentação do espetáculo “O Auto do Boi da Cara Preta”, do Teatro Popular de Ilhéus. Outra novidade é a estreia de dois espetáculos e uma reestreia na programação. “O Que Conta é o Faz-de-Conta”(Cia Cabriola de Teatro) e “Para o Menino Bolha” (com direção de Paula Lice) realizam suas primeiras apresentações no palco do Xisto, enquanto “Larissa e seus Amigos Mágicos” (Trupe Nossos Trecos) retorna aos palcos em nova versão.

De acordo com Isabela, todos os espetáculos são escolhidos de modo a respeitar as etapas do desenvolvimento cognitivo de cada faixa etária da Infância, dividindo-se semanalmente em espetáculos para a 1ª infância (01 a 06 anos) e sessões para a 2ª infância (07 a 12 anos). “Pensamos sempre na criança como um indivíduo à parte do adulto e que, mesmo estando em formação, merece ter sua subjetividade respeitada e ser estimulada em sua diversidade”, acrescenta. As crianças participarão ainda de momentos de contação de histórias, ateliê de desenho, brincadeiras, jogos, entre outras atividades de integração e convivência.

A abertura do Festival Xistinho acontece no dia primeiro de outubro, às 9h30 horas, com a apresentação gratuita do espetáculo “Auto do Boi da Cara Preta”, seguida de um almoço de comemoração com os convidados no Espaço Xisto Bahia. As sessões mediadas acontecem gratuitamente às quartas, quintas e sextas, enquanto a programação aberta ao público em geral acontece aos sábados (16h) e domingos (11h e 16h). Nas noites de sexta, sábado e domingo são reservadas às Sessões Família,  com apresentações de música, dança ou teatro adulto, com ingressos populares.

Às terças-feiras é a hora de refletir sobre a relevância das Culturas da Infância na formação dos indivíduos de nossa sociedade. Ao longo de 02 encontros, artistas, educadores, pesquisadores e crianças de instituições convidadas participarão de debates com temas variados como Direito ao Brincar, Adultização e Ludicidade, sempre integrando debate teórico com apresentações de espetáculos infanto-juvenis ligados ao tema tratado. Os debates são abertos ao público e acontecem nos dias 07 e 21/10 de 14h às 17h.

Ao todo, serão mais de 30 apresentações, divididas entre os espetáculos “Auto do Boi da Cara Preta”, “Judite quer Chorar mas Não Consegue”, “Larissa e seus Amigos Mágicos”, “O que Conta é o Faz-de-Conta”, “Vira Lona, Lona Vira”, “Areia”, “Para o Menino Bolha” e “Vous Doux”, além dos shows de Tiganá Santana e das sessões para a família de “Muito Barulho por Quase Nada”. Os ingressos para as atividades dos finais de semana poderão ser adquiridos com antecedência na bilheteria do Espaço Xisto Bahia. Os preços variam entre R$10 e R$ 30, com a possibilidade da aquisição do passaporte família e condições especiais para integrantes do programa Xisto Amigo e moradores dos Barris.

A edição de 2014 também traz a Formação em mediação cultural para educadores, ministrada por Jeferson Albuquerque, com duração total de 12 horas. São 15 vagas, e as aulas  acontecem nos dias 04, 11, 18 e 25 de outubro, no Xisto, de 9h às 12h.  As inscrições são feitas no site do Xisto até 28 de setembro.

O Festival Xistinho 2014 integra o Circuito de Festivais da Diretoria de Espaços Culturais da SECULT. Desde o primeiro semestre deste ano passou por 10 Espaços Culturais da SecultBA, em 6 cidades diferentes, incluindo cidades no interior do Estado além de Salvador e região metropolitana da capital. Um aspecto importante nessa iniciativa é a contratação de atrações a partir do processo de Credenciamento de Artistas, Bandas e Grupos promovido pela DEC neste ano. Mais de 259 artistas de Música, Teatro, Circo, Dança, Manifestações Populares e Infantis foram selecionadas para ter a prioridade na contratação dos eventos realizados pela diretoria.

Aproximadamente 4 mil crianças passarão pelo processo direto de mediação cultural através da parceria com escolas e instituições de ensino públicas e privadas. Para Isabela, além de todas as novidades e as ações que firmaram o Xistinho na cena cultural da cidade, pode-se esperar muita diversão na terceira edição do evento: “Esperem do Xistinho a mesma qualidade de sempre: espetáculos de linguagens, estéticas e temáticas ainda mais diversas e muita, muita traquinagem!”

Confira a programação completa no link!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s