PROJETOS CONTINUADOS

Você já conhece os projetos continuados do Espaço Xisto Bahia?

A gente se esforça um bocado para oferecer à comunidade soteropolitana uma programação variada e acessível a diversos perfis e idades. Não sei se vocês já notaram mas todos os meses a nossa grade tem pelo menos alguma coisa de Teatro, Dança, Música e Artes Visuais, além das oficinas, ensaios e cursos que movimentam nossas salas. Isso não é à toa e sim fruto de um diálogo continuado com artistas, produtores e pesquisadores que passam por aqui.

A cena cultural em nossa cidade não pára de se fortalecer e a gente precisa acompanhar o que acontece por aí. Então aqui não tem essa coisa de ‘dia bom’ ou ‘dia ruim’: todo dia é dia de cultura no Xisto, de domingo a domingo, praticamente o ano inteiro.

Pensando em como manter a casa a todo vapor sempre, identificamos alguns artistas e produtores que há anos vinham realizando suas produções aqui no Xisto e pedimos uma força para mobilizarmos as pessoas não costumavam vir aos nossos eventos. Criamos assim três projetos regulares que acontecem todos os meses e oferecem uma opção bacana para perfis de público bem especiais.

logo_soseiquetemsamba1O Só Sei Que Tem Samba acontece sempre na primeira 3ª feira de cada mês e coloca no palco sambistas, músicos e compositores da Velha Guarda do Samba da Bahia. A ação é realizada em parceria com o grupo Vivavós, que é formado por senhoras da Terceira Idade cheias de charme, talento e samba no pé. Um programa imperdível para trazer a família, em especial os mais velhos que às vezes ficam sem opção para se divertirem.

 

tabuleiro-logoJá o Tabuleiro da Dança é uma realização de um coletivo de artistas de dança que há mais de uma década se dedicam a aproximar os jovens de comunidade dessa linguagem incrível. Por meio de oficinas continuadas que oferecem em comunidades como Cajazeiras e Amaralina, esses artistas motivam os jovens criadores de todas as partes de Salvador e região metropolitana a apresentarem mensalmente as suas coreografias no palco do Xisto. Em cena e na plateia o que podemos ver é uma reunião incrível do que está se criando em todos os cantos de nossa cidade, num panorama essencial para movimentar a cena local, com apresentações de valsa, moderno, jazz, hiphop, ballet e até pagode. No palco do Tabuleiro cabe tudo, só não cabe preconceito. As apresentações são sempre na segunda 3ª feira do mês. É simplesmente imperdível!

ENCONTROS DE DOMINGO_banner só nomeSe estamos aqui falando de trazer todas as gerações para o Xisto, não poderíamos deixar de fora as crianças. No último domingo de cada mês é a hora de passar a manhã aqui com a gente no Encontros de Domingo. Em parceria com artistas da sociedade civil que se dedicam à Cultura Infância, oferecemos um momento único de integração, cultura e lazer para pessoas de qualquer idade. O evento começa cedinho, às 9h da manhã, com um café-da-manhã regional recheado de mingaus, cuscuz, aipim e outras delícias delícias típicas de nossa região. Em seguida é hora desenhar e brincar em nosso foyer à vontade: até as paredes estão liberadas para as intervenções artísticas de adultos e crianças! Chega então o momento da contação de histórias, sempre estimulando a criatividade da garotada. Às 11h chega a parte mais esperada da manhã, com a apresentação de um espetáculo artístico para ser curtido por todos. Uma novidade importante é que a partir do mês de maio de 2015 todas as edições do Encontros passam a contar com a presença de uma tradutora de LIBRAS, permitindo assim aos não-ouvintes uma fruição mais plena de nossas produções.

É importante dizer que esses projetos são apenas mais uma dimensão de nosso Xisto Amigo, um programa de mobilização cultural que visa ampliar, visibilizar, dar acesso e fidelizar cidadãos e cidadãs aos espaços de arte e cultura. Afinal de contas a mágica só acontece quando você aparece aqui para conferir o que preparamos. E por isso não paramos de pensar como podemos trazer todo mundo cada vez mais para perto deste espaço que é um pouquinho de cada cidadão de nosso estado.

Acompanhe nossa programação e não deixe de curtir o que acontece de bom na cultura da Bahia!

SERVIÇO:

  • Só sei que tem samba, shows de nomes da Velha Guarda do Samba da Bahia e convidados. Ótima opção para a terceira idade. Sempre na primeira 3ª feira de cada mês. $20 e $10 (renda para os artistas).
  • Tabuleiro da Dança, mostras artísticas de dança de vários estilos. Com participação de jovens de comunidades e artistas profissionais. Sempre na segunda 3ª feira de cada mês. $10 e $5
  • Encontros de Domingo, encontros lúdico-recreativos para crianças e suas famílias. Café regional, ateliê livre de desenho, brincadeiras, histórias e apresentações artísticas. Sempre no último domingo de cada mês. $20 e $10 (ingresso para apresentação. As demais atividades são gratuitas).
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s