Exposição Odisseia Sertaneja resgata paisagens do sertão e caatinga

exposição odisseia sertaneja

Foto: Divulgação

A exposição Odisseia Sertaneja reúne obras do artista Netto Casanova que retratam e resgatam elementos da cultura caatingueira e sertaneja. Resultado das pesquisas e vivências do artista em anos de andanças pelo sertão, as telas eternizam paisagens que, apesar de típicas do interior baiano e nordestino, correm o risco de desaparecer, como é o caso das festas de reisado e dos tocadores de pífanos. O público pode visitar a exposição no Foyer do Espaço Xisto Bahia, nos Barris, de segunda a domingo, das 9h às 19h, e o acesso é gratuito. A exposição fica aberta a visitação até o dia 04 de abril.

As obras permeiam de forma onírica todo um universo sertanejo, através das manifestações culturais, religiosas e festais, como: festas juninas, feiras livre, o vaqueiro, reisado, tocadores de pífanos, samba de lata, além do trem e da estrada de ferro com suas centenárias estações (algumas em ruínas), além de abordar o sincretismo religioso. A exposição é um dos projetos contemplados pela convocatória Ocupe O Seu Espaço, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

odissseia sertaneja

Foto: Divulgação.

“Trata-se da exposição de um artista fiel à sua obra, sua arte e seu lugar, e que não se deixa levar pelos modismos e oportunismos, que em muito vem desvalorizando a arte e a cultura popular brasileira”, assim se autodefine o artista Neto Casanova, natural do município de Pindobaçu, no território Piemonte Norte do Itapicuru.

Netto Casanova nasceu Pedro Gomes da Silva, e teve seus primeiros estudos sobre desenho e pintura ainda em sua cidade-natal. Mais tarde, passou a participar do cenário artístico e cultural do município de Senhor do Bonfim e outros municípios da região, com exposições individuais e coletivas em Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Jaguarari e Itiúba. Atualmente, o artista reside no distrito de Vila de Abrantes, em Camaçari, onde já expôs no Foyer do Teatro da Cidade do Saber, além da Galeria Pedro Arcanjo, em Salvador.

Convocatória Ocupe Seu Espaço – É uma seleção que busca impulsionar a difusão, democratizar o acesso, dinamizar os espaços e contribuir para o cumprimento dos objetivos das políticas culturais na dimensão territorial da cultura. A convocatória possui três linhas de ação de fomento, que amplia a dinâmica de acesso às pautas dos espaços culturais, oferecendo desconto de 50% e até gratuidade de pauta.

Serviço:
Dia e Horário: 
04 a 31 (segunda a domingo) – 09h às 19h
Quanto: 
Gratuito
Local: 
Espaço Xisto Bahia (Foyer)
Classificação: 
Livre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s